quarta-feira, 17 de maio de 2006

São Paulo, Brasil, por enquanto

Uma desvantagem de estar morto é a redução drástica do acesso à informação. Não me esqueci de ter dito que a Internet é universal e gratuita; mas funciona numa só direcção, de lá para cá: não posso perguntar. Numa palavra, não tenho interlocutor, estou só! pobre de mim!… Desculpem, já me recompus, não era isto que queria dizer. Queria dizer antes que se fica sem saber nada do que se passa no Brasil lendo os jornais portugueses: nem se tem a quem perguntar. (Os que morreram por estes dias em São Paulo e aqui chegam às carradas pouco sabem ou até nada entendem do que se passa.) Ora, se eu estivesse vivo, se ademais fosse brasileiro, se além disso vivesse em São Paulo e se, cúmulo da excelência, me chamasse Alcir, haveria de escrever a um amigo português qualquer coisa como isto:

Pois é, estava mesmo para lhe contar. Isto aqui é guerra. Mudei-me para o centro, como contei, para obter um pouco mais tranqüilidade. De fato, aqui é mais policiado do que lá no brejo. Mas como ia imaginar que agora atacariam os policiais? A dois quarteirões de casa há um posto de polícia. As ruas foram interditadas. As sirenes tocaram a noite toda durante todo o fim de semana. Dia das mães sangrento. Foram 251 ataques e 115 mortos até há pouco. Há muitos feridos. Mas o mais incrível é o seguinte: sabe por que a guerra foi suspensa hoje? Porque a cúpula da polícia foi ao presídio onde está preso o chefe do PCC (o grupo dos criminosos desta rebelião — mas há muitas outras), o famoso Marcola, e fez um acordo com ele! Foi o chefão da bandidagem que ordenou o cessar-fogo! Vai ter direito a vários privilégios. De lá, do presídio onde está (e ao que dizem a ler Dante…) comanda o cangaço. E a reação da polícia miúda, que leva bala nas ruas e favelas onde mora, não é menos impressionante: como retaliação matam as mães, filhos e parentes dos bandidos amotinados.
Isso aqui já acabou, meu caro. Não é figura de amplificação. Vai demorar para perceberem, mas já acabou. Qualquer idéia sequer de solução por aqui é mentirosa e cínica. O Lula é um desastre tão imenso que dói no osso. Está cada dia mais louco. Fez um pronunciamento há pouco dizendo que é pra não pensar nas coisas ruins. Logo mais vai dizer que o amor é lindo.
Abraço,
Alcir.